Coletivo Salitre assinala 1º aniversário com programação ao longo do mês de outubro
O coletivo espinhense Salitre completa a 8 de outubro um ano de vida. Parece que aconteceu ontem, mas já foi há um ano que o bar Doo Bop, na praia da Baía, assistiu ao nascimento de um projeto que veio revitalizar a cultura alternativa da cidade e dar uma aura renovada aos sábados à noite.
Se os encontros mensais, nos eventos Salitre (com artistas convidados) ou Nitro (com artistas pertencentes ao coletivo) se tornaram o grande chamariz, a atividade do grupo de jovens não se cingiu, ao longo do ano, à programação musical. Exposições, tatuagens na hora, mercados de artesanato, divulgação literária, performances e até uma divertida roda da sorte (ou do azar) fizeram parte das iniciativas que têm ajudado o grupo a cimentar o seu espaço no ecossistema da cidade e da região – recordem-se a organização do festival Music Walk With Me em parceria com o FEST New Directors New Films ou do mercado das artes no festival Basqueiral, em Santa Maria de Lamas, como marcos do envolvimento do coletivo com outras propostas culturais
Para assinalar o primeiro aniversário, o coletivo preparou um mês inteiro de outubro com várias propostas, da música à tatuagem, passando pelos já habituais mercados, e ainda um encerramento do mês em beleza com a Halloween Night.
O dia 7 de outubro começa pelas 14h, na Gelataria Esquimó, com o já habitual Mercado das Artes: cerca de 20 bancas congregam artistas, artesãos e criativos locais que podem assim num dos cafés mais emblemáticos da cidade expor e vender alguns dos seus trabalhos. Momento, claro está, acompanhado por um DJ set a cargo dos membros do coletivo. À noite, caminhamos uns metros na direção do Doo Bop, para assistir aos concertos de Ideal Victim, Orangotango, Lucifer Pool Party e, a fechar, ao DJ set de Father John Misery. Entre as atuações, estão a ser preparadas algumas surpresas. Os bilhetes podem ser adquiridos em pré-venda por 5€ através das redes sociais da Salitre, ou à porta do evento por 8€. A entrada no mercado é gratuita.
No sábado de 21 de outubro, a loja Backdoor Shop receberá pela segunda vez o convívio Flash Tattoo Day, entre as 15h e as 20h, com a presença de dois tatuadores locais ao serviço dos interessados em fazer uma fantástica tatuagem.
No sábado seguinte, a 28 de outubro, o coletivo regressa à Gelataria Esquimó para um novo mercado, desta vez de roupa em segunda mão. A iniciativa visa “promover a economia circular, combater o desperdício têxtil e incentivar a reutilização de roupa”, pode ler-se na página do coletivo.
O mês de outubro fica fechado na madrugada de 31 para 1 de novembro, com a primeira festa de Halloween organizada pela Salitre, com mais detalhes a anunciar brevemente.
Foto: Rudi Navarro