Plano Municipal de Saúde

O 1.º Encontro do Plano Municipal de Saúde realizou-se no FACE – Fórum de Arte e Cultura de Espinho, no passado dia 7 de Abril, tendo sido promovido pela Câmara Municipal de Espinho.

Este encontro realizou-se no Dia Mundial da Saúde, com a presença de Miguel Reis, Presidente da Câmara Municipal de Espinho, do Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia / Espinho, Rui Guimarães, da Diretora Executiva do Agrupamento dos Centros de Saúde (ACeS) Espinho / Gaia, Celeste Pinto e da Coordenadora da Unidade de Saúde Pública, Teresa Sabino. O primeiro encontro, organizado pelo Município, reuniu ainda diversos profissionais da área da saúde e de diferentes áreas de conhecimento, incluindo também a presença de diversos outros parceiros da autarquia.

Com o objetivo da construção das bases estruturantes do Plano Municipal de Saúde do Concelho de Espinho, foram abordados temas tais como, as determinantes em saúde e a carga de doença atual no município, assim como outras determinantes, como as climáticas, ambientais, geográficas, económicas, entre outras, para  a promoção da inovação e desenvolvimento, no estudo do bem-estar e qualidade de vida da população do município de Espinho.

O Plano Municipal de Saúde encontra-se em elaboração, em estreita articulação com a Unidade de Saúde Pública e com o Agrupamento dos Centros de Saúde (ACeS) de Gaia / Espinho, tendo sido já realizado um diagnóstico preliminar da situação atual no concelho de Espinho.

O PMS constituirá uma importante ferramenta estratégica de gestão e desenvolvimento social do Município, que tem como objetivo maximizar e criar as linhas orientadoras e as estratégias de intervenção para a melhoria da saúde e bem-estar da população Espinhense.

Texto: Rui Relvas

Fotos: Mário Gouveia