Mini Moke é uma “Moka”

Originalmente projetado como veículo militar, leve e versátil, do estilo do jipe americano, a sua utilização ficou longe do imaginado, tendo em conta que o resultado não era o mais adequado para o terreno. Foi assim que o Mini Moke ganhou uma versão civil, baseado no original e lendário Mini da British Motor Company, alcançou o seu sucesso como buggy de praia, vendido ao público em geral, tornando-se um popular veículo de “culto” para os amantes de aventuras ao volante.

Construídos originalmente em Birmingham, no Reino Unido, passaram também a ser construídos na Austrália e em Portugal, países com magníficas praias, onde os proprietários podiam tirar o melhor proveito dos seus Mini Moke.

Em Portugal, na fábrica de Vendas Novas entre os anos de 1980 e 1990, foram produzidas 8500 unidades deste “brinquedo” para os mais velhos.

Com versões desde os 850, aos 1270 centímetros cúbicos, o buggy era sinónimo de diversão e boa disposição para quem passeava neles e a verdade é que nos dias de hoje continua a ser tudo igual. As paisagens continuam magníficas e o Mini Moke continua a ser uma diversão para quem for ao volante, tal como para os passageiros.

Fica aqui a garantia que o bom tempo está a chegar e vamos voltar a ver os Mini Moke nas estradas.

Texto: Rui Relvas

Fotos: Mário Gouveia