Desta vez e apesar de a noite não estar convidativa para saídas, pois estava a chover, a descrição do local e do que lá se podia disfrutar com o palato eram bons demais para que a tentação de ficar em casa se sobrepusesse à de sair. O nome do restaurante também combinava com o dia. Íamos ao Refúgio. Quando chegámos deparamo-nos com um local bastante acolhedor, com várias salinhas, com uma lareira e uma ementa a condizer, a fazer lembrar os passeios de montanha. Aqueles passeios pela natureza que depois terminam num local onde podemos repor calorias. Para entrada escolhemos um chouriço de carne de porco e base de vinho. Suculento e sabor divinal! Foi-nos proposto provar uns Cogumelos de Paris. Foram salteados em azeite de alho e recheados com bacon, cebola rocha e cobertos com um pouco de mozarela, gratinados no forno e servidos com creme balsâmico. Proposta mais que aprovada!
Se as entradas estavam aprovadíssimas ficámos a pensar como seria o prato principal. Da ementa saltou-nos logo à vista um nome, Bife Rústico, com origem da região de Arouca. Com a chuva a cair lá fora e lareira a acompanhar a conversa eis que entra o prato principal. De apresentação simples, mas cheio de personalidade, veio acompanhado de um arroz selvagem do Canada estufado com legumes frescos salteados na hora. Nem lhe demos tempo para se ambientar e juntamo-lo logo à nossa conversa, fazendo dele o tema principal. Vou optar por não descrever as sensações que aquelas iguarias me estavam a proporcionar e deixar-vos de mente e espírito abertos para o caso de quererem fazer uma visita ao Refúgio. Terminámos com uma sobremesa quente de folhado em massa de filo de requeijão, compota de abóbora e noz e frutos vermelhos.
Devo acrescentar dois pormenores de bastante importância. O primeiro é a cozinha aberta onde podemos ver a confeção dos pratos e o segundo é de que tanto o chouriço como o bife são grelhados na brasa.
Já me ia esquecendo de mencionar de que tudo isto foi acompanhado por um Piano cuja melodia pode ser consultada na parte dos vinhos no nosso jornal.
Boas viagens e bons repastos.
Texto: Alexandre Marques
Local: Rua Central, 1624 S. Vicente Louredo – Santa Maria da Feira